segunda-feira, 23 de julho de 2012

Materiais utilizados no desenho



Lápis próprio para desenho

. Lápis tipo B: Lápis mais leve de desenha e muito escuro, ele é bom para a arte-final ou propriamente dito acabamento. A única parte ruim é que se você errar e começa a apagar, ele vai borrar o desenho todo e não tem mais volta por isso o uso do lápis tipo HB ou H é própria para fazer rascunhos e construir esqueletos ou esquemas de perspectiva. Quanto maior o número do B mais escuro será a tonalidade.

. Lápis tipo H: São lápis mais duros e claros de desenhar, são para fazer esboços (rascunhos). Uma ótima opção para quem começa a desenhar e não quer jogar muita folha fora, ele é bom também para corrigir erros no desenho, por exemplo, se você errou no rascunho e quer corrigir você apaga e ele não deixa borrado como o lápis do tipo B.

.Lápis Tipo HB:Parecido com o lápis do tipo H, mas a diferença que ele não é muito claro e é mais fácil de achar.




Esfuminho

É um rolo de papel fortemente comprimido na forma de um lápis com pontas dos dois lados sendo numerados de 1 a 9. A única finalidade do esfuminho no desenho realístico é pura e simplesmente fazer com que o grafite desprendido pelo lápis sobre o papel preencha as camadas mais baixas do mesmo (como se fossem os poros do papel), dando mais uniformidade aos tons, bem como suavizando as passagens de um tom para outro subjacente e, consequentemente, dando o acabamento final no trabalho. 


Tipos de giz utilizados

.Giz de cera: É um material escolar, usado principalmente para desenhar, constituído principalmente por parafina, pigmentos e cargas, apresentando uma vasta variedade de cores, graças a mistura de seus corantes.

.Giz pastel: O Pastel é um material artístico para pintura e/ou desenho existente em uma barra, sticks cilíndricos ou até em um lápis. Existem dois tipos de Pastel: O Pastel Seco e o Pastel de Óleo. Estes dois tipos de pastel apresentam características diferentes, tanto na sua composição como na sua parte visual.

Giz pastel (óleo)


Giz de cera


Obs.: Estes são os principais materiais utilizados, porém existem vários outros como a borracha, estilete, lapiseira, grafite, etc...





De onde veio o desenho?

história do desenho começa quase ao mesmo tempo em que a do homem. Nas cavernas ficaram gravados, por meio de desenhos, os hábitos e experiências dos primitivos “homens das cavernas” que usavam as pinturas rupestres como forma de se expressar e comunicar antes mesmo que se consolidasse uma linguagem verbal.Na pré-história o desenho surgiu como forma de as pessoas se comunicarem facilitando o desenvolvimento de uma linguagem falada e escrita. Não que o homem tenha aprendido a desenhar antes de falar, porque isso é praticamente impossível de determinar uma vez que a linguagem falada não deixa marcas em paredes como as pinturas rupestres. Mas é inegável que a expressão por meio de pinturas facilitou a comunicação para aqueles povos.

domingo, 22 de julho de 2012

Algumas de minhas obras


Desenho feito com giz de cera

Desenho feito lápis 6B

Desenho feito com giz de cera

Desenho feito lápis 6B

Quem sou eu?

Meu nome é Leonardo, tenho 14 anos e decidi fazer esse blog para mostrar o que eu mais gosto de fazer, desenhar. Não sou perfectionista nem mesmo cubista, meu estilo e bem eclético, desenho um pouco de tudo apesar de não saber fazer muito bem caricaturas. Meu sonho é ir para a França conhecer o"museu do Louvre". O quadro q eu mais gosto e o quadro "Mona Lisa" de Leonardo da Vinci. Dizem que a obra foi encomendada por Francesco del Giocondo, marido deLisa del Giocondo, para coloca-lo na sala, como presente para a mulher, a obra ainda esta incompleta, pois na época da Vinci estava demorando para acabar o quandro e Francesco se estressou, não pagou o quadro e mandou que a mulher parece de posar para Leonardo.